November 9th, 2022 - 20:30
Capela de Nossa Senhora de Santo Amaro (Misericórdia)
Oeiras
A Voz do Feminino no Período Clássico
A proposta de um recital de canções acompanhado por um instrumento de tecla como o pianoforte é sempre uma porta aberta para um universo sonoro muito característico e que associamos de imediato ao Classicismo. Neste contexto, programar canções de Wolfgang Amadeus Mozart ou Joseph Haydn é tão apetecível como (quase) inevitável. No entanto, foi igualmente tentador procurar outros nomes que se afirmaram durante o séc.XVIII mas que por alguma razão obscura parecem não fazer parte da História e cuja obra raramente ouvimos em salas de concerto. Em pleno século das Luzes (que paradoxalmente ajudou a perpetuar na sombra o lugar já antes reservado às mulheres) compositoras como Maria Theresia von Paradis, Anna Amalia, Corona Schroter ou Sophia Westenholz conseguiram surpreendentemente criar os seus próprios espaços de liberdade, afirmação e autonomia através da música.
Os poetas e compositores deste recital foram definindo uma espécie de padrão cruzado de parcerias: Mozart e Vogler com a vienense Maria Theresia von Paradis, que sendo cega desde a infância se afirmou como virtuosa pianista e compositora; a compositora alemã Anna Amalia foi princesa e duquesa regente, e promoveu em Weimar importantes salões musicais e teatrais (onde se apresentava outra dupla deste programa - Goethe e a cantora e compositora Corona Schroter); fechando-se este programa com o encontro entre a poetisa inglesa Anne Hunter e o compositor Joseph Haydn.
Ana Quintans, sopran
Adrià Gràcia, pianoforte